Meta

"Só desperta a paixão de aprender quem tem paixão em ensinar". (Paulo
Freire)


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

COOPERAÇÃO (PIAGET)

COOPERAÇÃO (PIAGET)

Nos tempos atuais, ser capaz de se relacionar de modo cooperativo é uma exigência crescente, é tarefa de todo o profissional que trabalha em grupos contribuir com o desenvolvimento desta condição e interação entre os sujeitos.
Para isso, deve existir o respeito mútuo entre os indivíduos para que se consiga o desenvolvimento de relação de cooperação.

A cooperação é o conjunto das interações entre indivíduos iguais (por oposição ao conformismo compulsório) e diferenciados (em contraposição às interações entre superiores e inferiores). Sociologicamente, a cooperação organizou-se em correlação com a divisão do trabalho social e com a diferenciação psicológica dos indivíduos que dela resultou. (PIAGET, 1998).

No trabalho em grupo sempre surgem opiniões contrarias, o que é muito importante, pois é necessário que haja o respeito à opinião e as diferenças de cada um. Cabe ao professor saber trabalhar a melhor maneira possível, para que haja a cooperação entre os alunos.
Portanto na experiência e na capacidade dos professores estão os principais recursos que as novas gerações necessitam para aprender a dar valor à cooperação e a solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário