Meta

"Só desperta a paixão de aprender quem tem paixão em ensinar". (Paulo
Freire)


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Projeto Integrado de Aprendizagem

Projeto: A ética nas tecnologias
Tema: Telejornais – Uma versão de fatos ou verdades absolutas?

Objetivos: Fazer um estudo sobre as notícias vinculadas em nossos telejornais.


Justificativa: Quando as pessoas assistem os telejornais, tem a sensação de estarem conhecendo os fatos mais importantes do dia, seja no Estado, país ou mundo. O jornalismo nos é apresentado como objetivo e imparcial, e permanece com essa imagem, a não ser que questionamos se os fatos realmente aconteceram da forma como são apresentados.
Precisamos nos perguntar se o que os telejornais noticiam correspondem a toda a verdade. Será que um mesmo acontecimento narrado num telejornal apresenta os mesmos aspectos quando narrados em outra emissora ou quando noticiados pela mídia impressa? São esses aspectos que irão ser discutidos com os alunos na realização desse projeto.
Metodologia:
· Em um determinado dia gravar uma mesma notícia transmitida por emissoras diferentes;

· No dia seguinte reunir alguns jornais impressos que abordam essa mesma noticia gravada;

· Em sala de aula, os alunos irão assistir os telejornais e ler as noticias dos jornais impressos comparando-os. Promover uma discussão através das seguintes questões: 1. Todos os telejornais narram as notícias da mesma forma? 2. Os jornais impressos são produzidos de maneira imparcial?

· No laboratório de informática pesquisar a mesma notícia e compará-la.

· Elaborar um texto escrito sobre a conclusão que chegaram ou até mesmo produzir uma história em quadrinhos mostrando as versões da noticia encontradas nos diferentes jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário